novembro 13, 2008

Shantala, toques de amor















Quando o Lucas nasceu, ganhei um kit de produtos para bebês onde veio junto um encarte e um vídeo ensinando alguns movimentos da shantala. Um dia, resolvi testar a técnica, e foi a coisa mais maravilhosa que eu fiz! Não amamentei o Lucas por muito tempo, somente 1 mês, pois meu leite secou. A shantala não substituiu a amamentação, pois eu acho que não há nada que a substitua, mas para mim foi um recurso alternativo para ampliar os meus momentos de contato com o Lucas e fortalecer o vínculo entre nós.

No início, eu ficava com o encarte colado ao meu lado, lendo o passo-a-passo e tendo o maior cuidado para fazer exatamente como estava escrito ali. Bobagem! Com o passar do tempo descobri que seguir a técnica era o que menos importava, o que valia ali eram os momentos mágicos que passávamos juntos, só eu e ele, numa troca de energias e sentimentos que nenhum passo-a-passo pode descrever.

Além dos benefícios para o nosso relacionamento, a shantala ajudou muito o Lucas a perder a hipersensibilidade ao toque. Tive que começar aos poucos, pois ele não aceitava muito bem no início. Gradativamente ele passou a aceitar melhor e fui aumentando o tempo da massagem. Às vezes chegava a ficar uns 40 minutos ali massageando aquele corpinho lindo sem perceber o tempo passar.

Até hoje ele adora massagem. Sempre que dá procuro fazer. Os movimentos que mais faço são os na região abdominal que ajudam a estimular o intestino preso. A massagem nos pés ele também adora! Confesso que ele deve ter puxado a mãe dele... rs!

No site Natura Mamãe e Bebê tem todo o passo-a-passo dos movimentos. Inclusive tem uma massagem para gestantes. Afinal, a mamãe também merece um carinho e precisa do seu momento relax! As imagens que ilustram este texto foram tiradas de lá.

Indicação de livro:



Título: Shantala
Autor: Frederick Leboyer
Editora: Ground






> Pesquise preços deste livro aqui




Nenhum comentário: