agosto 18, 2009

Dentista - Espaço para os novos dentes

Esta semana passamos o Lucas em avaliação com uma dentista especializada em crianças especiais, indicação de um outro médico. Ela faz um trabalho bem bacana para preparar a arcada dentária para receber os dentes permanentes. A boca do Lucas é muito pequena, ele tem o palato alto e o maxilar estreito, e os dentes que estão nascendo são enormes. Muito além de estética, minha preocupação é que esses dentes comecem a encavalar e dificulte a higienização, causando cáries e outros problemas.

O Lucas dormiu durante toda a consulta. A dentista avaliou a boca dele e fez algumas considerações. Confirmou todas as minhas queixas e acrescentou que ele possui mordida aberta, ressecamento da gengiva e dos dentes da frente por permanecer com a boquinha sempre entreaberta. Ela obsevou que não há espaço sufuciente para os dentes que estão vindo e sugeriu uma estimulação com massagens para ajudar e, futuramente, utilização de um aparelho. Mas isso depende de como o Lucas evoluir e aceitar o tratamento.

A proposta é que ele passasse uma vez por semana no consultório para que ela possa conhecê-lo melhor e avaliar o melhor tratamento para ele. Inicialmente a doutora fará uma limpeza, aplicação de flúor e orientação de massagem. Ela solicitou que na próxima consulta eu leve uma escova elétrica com cabeça bem pequena, orientou que eu escove os dentes do Lucas com uma pasta sem flúor e prescreveu uma solução de flúor para aplicar uma vez por semana. Atualmente eu intercalo as escovações com pasta com e sem flúor, isso porque o Lucas acaba engolindo um pouco da pasta.

Compramos uma escova de dente elétrica infantil da Colgate. Ela tem um preço até que razoável comparada às escovas elétricas do mercado. Não gostei muito porque é descartável e tem as cerdas muito grandes, é bem difícil introduzir na boca do Lucas para escovar a parte interna dos dentes. Assim que der, pretendo trocar por uma escova elétrica que possua as cerdas menores e refil.

Colgate

Oral B - Braun

Escovas Cindy e Dent Rex - Mallory


Compare preços de escova de dente elétrica aqui

2 comentários:

Luciana Pessanha disse...

8 anos! Parabéns, Lucas! Beijo

Estava com saudades, querida! Beijo e carinho.

Betty Cires disse...

Os dentinhos do Lucas agradecem pelo cuidado com que a mamãe tem com eles. E o Lucas, bem ... uma escovinha que gira é só festa, né?
Também quero.... Beijus