setembro 21, 2009

Diário da cirurgia - VEPTR

Um resumo dos dias após a cirurgia


A primeira semana em casa foi tensa. O Lucas sentiu muita dor, chorou bastante. Ligações para o rádio do médico assitente da equipe de escoliose da AACD (santo rádio!!). A cada 3 horas, medicação para dor, Tylenol e Lisador intercalados. Noites difíceis, dias também. Alguns dias o Lucas pareceu melhor. Febre. Preocupação. Liga para o médico assistente (santo médico!!). O nariz do Lucas começa a escorrer. A febre era gripe, nada a ver com a cirurgia... Alívio. Contato com o pediatra. Inalação e gotinhas de homeopatia.

15 dias depois da cirurgia... Retorno com o ortopedista para retirada dos pontos. O Dr. Maurício, médico que operou o Lucas, orienta a continuar dando as medicações a cada 3 horas, para evitar que o Lucas sinta dor. Fisioterapia nem pensar. Prazo de uns 45 dias para cessar a dor que, segundo o médico, o Lucas está sentindo acima da média. Normalmente as crianças que fazem a VEPTR não sentem tanta dor como ele. À noite, os pontos começam abrir e a sair uma secreção amarelada. Liga pro assistente (santo assistente!!). Volta na AACD no dia seguinte. Pontos falsos pro corte não abrir mais e curativo. Retorno no dia 22/09. Fim de semana mais calmo. O Lucas está com menos dor. Reclama quando mexo nele para trocar a fralda, mudar de posição ou colocá-lo na cadeira. Continuo dando as medicações para dor. A secreção que estava saindo do corte diminuiu.

Um agradecimento especial ao Dr. Tyba (santo Tyba!!) que tem se mostrado um médico muito prestativo, atencioso e principalmente paciente. Super obrigada!

Leia também:

Um comentário:

DANIELA disse...

Oi, Ani,
Que bom saber que o Lucas já fez a cirurgia e está bem.
Vc se referiu à uma secreção amarelada que está vazando de um dos cortes.
Com a Maria tb aconteceu isso. 5 dias depois da cirurgia começou a vazar uma secreção com ese mesmo aspecto. Lembro-me que nos apavoramos muito imaginando uma série de possibilidades, mas graças a Deus não foi nada demais.
O médico dela disse que as vezes iso acontece por ser uma região das costas com algum acumulo de tecido adiposo e essa secreção amarelada não passa de gordura sub cutanea.
Quanto à dor ela não teve muitas queixas, mas ela já fez diversas cirurgias e ela se queixava mais do incomodo do que de dor propriamente, pq mexe com toda a estrutura à que o corpo ja estava acostumado. E no ajuste, então, foi super tranquilo.
Abraços e espero que tudo continue correndo bem.