fevereiro 28, 2014

Dentinhos apegados

Quando um dente permanente começa a se formar, a raíz do dente de leite correspondente é absorvida por ele, o dentinho de leite fica sem sustentação e cai. Assim é para a maior parte das crianças.

Em algumas crianças com paralisia cerebral, pela falta de mastigação ou pouco estímulo oral, pode acontecer de os dentes de leite não caírem. Outro fator que pode contribuir pra esses dentinhos apegados não caírem é a hiperplasia gengival que é um aumento da gengiva causado pelo uso contínuo de algumas medicações, normalmente anticonvulsivantes.

No caso do Lucas, ele tem esse aumento da gengiva e também a falta de estímulo oral (por conta da alimentação pela gastrostomia). Consequentemente, alguns dos dentes de leite teimaram em permanecer na boca do garotão!

Apesar de bonitinhos, os dentes de leite precisam ser removidos pois eles podem cair a qualquer momento (durante a noite, por exemplo) e serem engolidos ou aspirados, o que não seria nada legal. Além do que, esses dentes comprometem o nascimento dos dentes permanentes que acabam perdendo a força de erupção com o passar do tempo. O que acontece daí é que os dentes não nascem ou podem nascer no lugar errado.

Em agosto do ano passado, iniciamos a extração desses dentes de leite no Lucas. Foram arrancados, com anestesia local, cinco dentes no maxilar inferior (um canino, primeiro e segundo molares de ambos os lados). No dia da extração o Lucas teve um pouco de febre e dor, mas nada que um analgésico não desse conta. A dentista cogitou a possibilidade de entrar com um antibiótico, mas não foi preciso. No dia seguinte ele ficou bem e não precisou tomar mais nada.

Na última sexta feira, retornamos para dar continuidade às extrações, dessa vez no maxilar superior. O planejado era arrancar quatro dentes, mas como o Lucas estava com um pouco de tártaro a dentista optou por fazer uma limpeza e arrancar apenas dois dentes do lado esquerdo (canino e primeiro molar). Ela explicou que não é legal fazer limpeza estando com muitas feridas abertas que são portas para bactérias. Tanto é que depois de retirar o tártaro ela fez uma super assepsia na boca do Lucas antes de iniciar as extrações, que mais uma vez foram feitas com anestesia local.

O próximo passo é arrancar os mesmos dentes do lado direito.

Trabalho em massa pra fada do dente por aqui! :)

Imagem daqui

Um comentário:

Betty Cires disse...

Fada trabalhando e dentinhos lindo pra sorrir mais ainda. Beijokas